Quando pensamos em hardware para simuladores de voo, as primeiras marcas que nos vêm à cabeça são nomes como a Thrustmaster, a Honeycomb ou mesmo a Logitech. Mas, em Portugal, há uma nova empresa que está a «inovar» neste nicho de mercado.
A Northern Aircraft Labs – Norairlabs – foi criada por António Teixeira, tem sede em Bente (Famalicão) e produz «equipamentos de alta qualidade desenhados, desenvolvidos e assemblados integralmente em Portugal, com exportação para todo o mundo», diz o CEO.
No site, estão neste momento à venda quinze acessórios diferentes para montar um sistema para usar com «Microsoft Flight Simulator, X-Plane, Aerowinx», entre outros. A Norairlabs garante ainda que os seus equipamentos «permitem uma fácil integração com outros simuladores».
Entre as opções, estão, por exemplo, um módulo de rádio (246 euros), um computador de bordo (entre 247 e 177 euros) e doze controladores/indicadores (a partir de 1,85 euros) para adicionar a um painel de instrumentos (imagem em baixo) compatível com 24 destes componentes individuais, cujo preço é de 186,96 euros. Todos estão em pré-venda e chegam em Outubro deste ano.
«Numa primeira fase, estes equipamentos destinam-se a entusiastas da aviação, mas estamos a preparar a certificação pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação e Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos para serem usados de forma profissional na formação de pilotos de linha aérea», diz António Teixeira.
Além do hardware, a Norairlabs também desenvolveu um software de código aberto, o TOGA, que «permite à comunidade desenvolver outras aplicações» para os equipamentos da empresa. Para breve, a marca tem programado o lançamento de mais opções para criar um simulador, em casa.
Por exemplo, estão no roadmap da Norairlabs módulos como um conjunto de quadrante e manche, um piloto automático e acessórios como o Bay Connector e o Cable Splitter. Contudo, ainda não há uma data anunciada de disponibilidade.