A AMD acaba de anunciar, de forma oficial, a a assinatura de um acordo com vista à aquisição da finlandesa Silo AI, uma empresa definida como o «maior laboratório privado de IA da Europa». Os valores do negócio não foram detalhados, mas a AMD diz que a avaliação da Silo AI é de 665 milhões de dólares (cerca de 615 milhões de euros).
Segundo a AMD, este acordo representa «outro passo significativo» para chegar ao seu objectivo estratégico de «fornecer soluções de inteligência artificial baseadas em padrões abertos». Nos quadros da Silo AI estão «cientistas e engenheiros de classe mundial, especializados em soluções topo de gama orientadas para a IA», lembra a AMD.
Entre as criações de destaque da Silo AI estão LLM em várias línguas de «código aberto e última geração», como o Poro e o Viking (já disponíveis em plataformas AMD), além do SiloGen, um LLM-as-a-service.
Recentemente, a AMD já tinha feito outras aquisições semelhantes no campo da IA: Mipsology e Nod.ai foram as duas compras feitas pela empresa, em 2023.