Há meses, a Microsoft anunciou o “futuro da computação” no mercado dos PC com a apresentação dos PC Copilot+. No entanto, antes já existiam os AI PC que têm funcionalidades de inteligência artificial, mas que não são Copilot+ e depois há os “PC normais”, que continuam a ser vendidos em paralelo. É muito provável que todas estas novas nomenclaturas causem confusão na cabeça dos utilizadores na altura de escolherem uma máquina nova ou dúvidas acerca se podem ou não usar as funcionalidsdes de IA que estão a chegar ao Windows 11. Por isso, vamos mostrar-lhe as diferenças entre estes tipos de máquinas e o que querem dizer estes nomes.
‘AI PC’, ‘Copilot+PC’ e ‘PC’ são termos que definem categorias de computadores. Embora os termos ‘PC’ ou ‘computador’ servirem normalmente para definir uma máquina com Windows (apesar de um Macintosh também ser um Personal Computer ou PC), o termo ‘AI PC’ descreve um computador que inclui funcionalidades de aceleração de tarefas relacionadas com inteligência artificial, já o nome ‘Copilot+PC’ é um termo inventado pelo departamento de marketing da Microsoft para definir um computador que tem a capacidade de executar localmente todas as funcionalidades de IA que estão a ser incluídas no Windows 11.
Diferenças principais entre PC Copilot+, AI PC e ‘PC normal’
PC tradicionais
- Um computador desktop ou portátil
- Uma máquina composta por uma Unidade de Central de Processamento (CPU) e uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU) que executam várias tarefas.
- Estas máquinas não dispõem de quaisquer funcionalidades de aceleração de tarefas relacionadas com inteligência artificial, embora alguns modelos mais recentes possam fazer essa aceleração através da utilização da capacidade de processamento do GPU.
Apesar de os PC com aceleração de IA estarem a entrar em força no mercado este ano, há já algum tempo que existem computadores com hardware dedicado a IA. O mais provável é que os computadores fabricados até 2020 sejam PC ditos ‘normais’. A menos que tenham processadores específicos, os computadores fabricados a partir de 2021 até 2023 também são muito provavelmente PC tradicionais.
Se o computador tiver sido fabricado em 2024, com componentes deste ano, quase de certeza que é um AI PC ou um Copilot+.
AI PC
- Este nome é genérico. Qualquer PC com algum tipo de foco em inteligência artificial pode ser considerado um AI PC.
- A Microsoft usa este nome para designar os PC com uma Unidade de Processamento Neural, ou NPU, para aceleração de tarefas relacionadas com IA.
- Outros fabricantes podem considerar um AI PC como sendo uma máquina com um CPU e GPU capazes de acelerar algumas tarefas relacionadas com IA.
- Não foi definido nenhum padrão da indústria para definir o que é um AI PC.
- Estes PC não vão poder usar todas as funcionalidades de IA que a Microsoft está a integrar no Windows 11 e nas versões posteriores.
Alguns AI PC usam processadores Core Ultra da Intel e Ryzen AI da AMD, que incluem componentes relacionados com tarefas de IA.
Alguns AI PC:
Lenovo ThinkPad X1 Carbon (Gen12) (Intel)
Samsung Galaxy Book 4 (Intel)
Asus Zenbook 14 OLED (Intel)
Lenovo IdeaPad Pro 5i Gen 9 (Intel)
MSI Prestige 13 AI (Intel)
ASUS ROG Zephyrus G16 (AMD).
ASUS Zenbook S 16 (AMD)
HP Envy 16 (AMD)
Lenovo IdeaPad Flex 5 16 (AMD)
A AMD disponibiliza processadores para computadores desktop e portáteis com capacidades de aceleração de tarefas de IA como parte das séries Ryzen 3000, 5000, 7000 e 8000, que são identificadas com a designação ‘Ryzen AI’, ou por um ‘G’ no nome do modelo. O ‘G’ indica que o processador tem um GPU integrado:
Ryzen 3 3200G
Ryzen 5 5600G
Ryzen 7 7800G
Ryzen 5 8600G
Ryzen 7 8700G
A Intel disponibiliza funcionalidades de aceleração de IA nos processadores Core i3, i5 e i7 de 11ª geração (lançados em 2021) e nos de 12ª geração (lançados em 2022). Estes processadores têm instruções relacionadas com tarefas de inteligência artificial, denominadas Intel AVX 512 com VNNI (Vector Neural Network Instruction). Estas instruções têm o objectivo de acelerar tarefas, como a edição de fotos e de vídeo, criação de conteúdos e algumas tarefas de machine learning.
Alguns processadores Intel com IA:
Intel Core i3-12100F
Intel Core i5-11400F
Intel Core i7-12700F
Em Dezembro de 2023, a Intel lançou os processadores Core Ultra que incluem um NPU dedicado para IA. Estes processadores ainda são relativamente raros, mas representam um maior foco na inteligência artificial no mercado dos processadores para o mercado de consumo até ao lançamento dos futuros CPU Lunar Lake que, quase de certeza os vão substituir completamente.
Um aspecto em comum entre os processadores anteriores aos Lunar Lake é o facto de os seus NPU não conseguirem chegar aos 40 TOPS, para que possam ser considerados um PC Copilot+.
TOPS (Tera (ou Trillion) Operations Per Second) é uma métrica usada para medir o desempenho de um NPU e indica a quantidade de operações matemáticas um NPU consegue realizar num segundo.
Copilot+ PC
- Esta é a marca inventada pela Microsoft para denominar os PC com IA da próxima geração.
- Os PC Copilot+ são feitos para executarem o Windows 11 e necessitam de ter um NPU com um desempenho mínimo de 40 TOPS.
- Armados com esta grande capacidade de processamento, estes PC têm a capacidade de executar localmente tarefas de IA sem terem de aceder a serviços na cloud.
Neste momento, os PC Copilot+ usam SoC Sanpdragon X Elite da Qualcomm. No entanto, a AMD e a Intel vão lançar em breve novos processadores que são capazes de preencher os requisitos definidos pela Microsoft para os PC Copilot+.
Algumas funcionalidades com IA especificas dos PC Copilot+ incluem o Windows Recall, o Windows Studio Effects, Legendas em directo, Auto Super Resolution, Voice Clarity, Cocreator para o Paint app e a Restilizar imagem da aplicação Fotografias.
O primeiro lote de PC Copilot+ está disponível desde o dia 18 de Junho e inclui estes modelos:
Surface Pro (11ª Edição)
Surface Laptop (7ª Edição)
Samsung Galaxy Book4 Edge
DELL Inspiron 14 Plus
DELL XPS 13
Acer Swift 14 AI
Lenovo Yoga Slim 7x
ASUS Vivobook S 15
HP OmniBook X 14
O que todos estes computadores têm em comum é o novo SoC Snapdragon X Elite da Qualcomm, o único chip disponível actualmente que é capaz de cumprir os requisitos definidos pela Microsoft para possam ser usadas todas as funcionalidades de IA do Windows 11 versão 24H2.
A AMD vai lançar em breve o processador Ryzen AI, que integra um NPU com mais de 50 TOPS. No entanto, os primeiros computadores com estes processadores ainda vão demorar a chegar às lojas.
Da mesma forma, a Intel também vai lançar os seus CPU Lunar Lake, cujos NPU também conseguem ultrapassar o mínimo de 40 TOPS definido pela Microsoft.
De que tipo é o meu PC actual?
Se os componentes principais do seu computador foram fabricados antes de 2020, muito provavelmente o seu PC não se pode considerar um AI PC. Isto não quer dizer necessariamente que o computador não consiga executar tarefas relacionadas com IA.
Se o seu computador tiver uma placa gráfica Nvidia GeForce RTX da série 40 (4090, 4080, 470 ou 4060 Ti) ou uma Radeon RX 700 XT da AMD, então tem um computador com funcionalidades de aceleração de IA. Porque estas placas gráficas têm GPU com Tensor Cores (no caso da Nvidia) ou Stream Processors (AMD), que foram desenhados especificamente para trabalhos relacionados com IA.
Se o seu PC foi comprado em 2024, é muito possível que seja AI PC ou PC Copilot+.
Preciso mesmo de um AI PC ou PC Copilot+?
Francamente: neste momento não. No entanto, à medida que a Microsoft integra mais funcionalidades de IA no Windows, eventualmente terá de ter um PC com NPU para tirar o máximo partido do sistema operativo e aplicações.
Como é óbvio, se não quiser de todo usar funcionalidades de IA, não necessita de comprar um PC com hardware específico para estas tarefas.
É necessário ter um AI PC ou um PC Copilot+ para usar a versão mais recente do Windows 11 (24H2)?
Não. Pode instalar o Windows 11 24H2 e posteriores em qualquer computador que cumpra os requisitos mínimos (4 GB de memória RAM, 64 GB de espaço de armazenamento e firmware UEFI).