A Nissan está a fazer testes de mobilidade com condução autónoma em estradas públicas do Japão, na cidade de Yokohama. O automóvel usado é o eléctrico Leaf, embora modificado com sistemas tecnológicos para cumprir estes requisitos.
O protótipo do Leaf tem «catorze câmaras, dez radares e seis sensores LiDAR». Segundo a marca, comparativamente a modelos anteriores, este automóvel tem um «conjunto de sensores montados no tejadilho», o que expande «significativamente a área de detecção», tornando-a mais «precisa».
As actualizações que a Nissan neste veículo autónomo permitem «melhorar» uma série de funcionalidades: reconhecimento do ambiente ao seu redor, previsão de comportamento, julgamento na tomada de decisões e controlo.
«Nas ruas movimentadas de Yokohama, o protótipo Leaf é capaz de facilmente demonstrar a sua capacidade de prever o comportamento dos peões, realizar mudanças de faixa ao fundir-se com o trânsito e avaliar quando entrar em segurança nos cruzamentos», descreve a marca.
Para já, estes testes estão a ser feitos com a presença de um condutor, mas o objectivo é ter, em 2027, uma frota de automóveis Nissan que sejam a base de uma oferta de «serviços de mobilidade de condução autónoma» no Japão, para «autoridades locais e operadores de transportes», por exemplo.