O Vasco da Gama CoLAB, cujo objectivo passa por «afirmar o valor do armazenamento de energia para uma transição mais verde, mais eficaz e mais justa» está mais “europeu”. Este laboratório colaborativo tornou-se o «primeiro incubador de inovação a juntar-se ao Consórcio de Baterias IPCEI EuBatIn.
Financiado pela Comissão Europeia em quase «três mil milhões de euros», o EuBatIn quer «gerar cerca de nove mil milhões de euros de investimento privado» e tem como missão «retirar o máximo proveito de toda a cadeia de valor das baterias, apoiando os esforços nacionais de investigação e inovação e a produção-piloto industrial» deste elemento.
Com esta participação a nível europeu, o Laboratório Colaborativo Vasco da Gama CoLAB vai «acelerar a internacionalização e alavancar a inovação tecnológica», assim como o «desenvolvimento das exportações de Portugal, no sector dos meios de armazenamento de energia necessários para a nova economia verde e transição energética».
Um dos principais projectos do Vasco da Gama CoLAB é o da «construção de uma linha de produção-piloto de baterias de ião-sódio em Portugal»; este laboratório, que está inserido no UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) desenvolve ainda «tecnologias de conversão de energia modulares e agnósticas».