A esmagadora maioria das redes Ethernet instaladas em casa e nas empresas são aquilo a que chamamos “redes gigabit”, ou seja, capazes de transferir dados a uma velocidade de 1000 megabits por segundo.
O standard 1000BASE-T foi publicado oficialmente apenas em 1998 mas, a partir daí, as coisas têm surgido mais rapidamente, com as redes 10GBASE-T (ou seja, 10 gigabits por segundo, usando infraestrutura Ethernet em cobre) a serem definidas em 2006.
Hoje, a nova baseline parece ser o 2.5GBASE-T, norma criada em 2016 e que permite 2,5 vezes maior velocidade sobre a mesma infraestrutura de rede gigabit, ou seja, cabos Ethernet Cat5e – basta alterar placas de rede e switches para beneficiar de imediato de um substancial aumento de velocidade.
Muitos PCs mais recentes incluem de raiz portas 2.5 GbE e o mesmo acontece com outro tipo de equipamentos, como é o caso de NAS e switches da QNAP que analisámos recentemente
De resto, a marca de Taiwan tem nos últimos anos feito grandes esforços para “democratizar” o acesso dos utilizadores e das empresas a tecnologia de rede de alta velocidade. Compreende-se: um NAS é um dispositivo de rede cuja velocidade efetiva é sobretudo limitada pela velocidade da rede à qual está ligado e não tanto à velocidade das suas unidades de disco.
E, numa altura em que essas unidades de armazenamento começam a passar de discos mecânicos para unidades SSD, nota-se ainda mais que o “gargalo” é a ligação de rede.
Para continuarmos a usar o exemplo da QNAP, hoje a esmagadora maioria dos NAS da marca vem como pelo menos duas portas 2.5 GbE – o “default” onde até há bem pouco tempo encontrávamos portas Gigabit. E, de forma a permitir que todos os equipamentos possam aproveitar essa tecnologia, a marca tem também lançado switches 2.5 GbE acessíveis, bem como adaptadores e placas de expansão 2.5GBASE-T para NAS e PCs mais antigos.
Objetivo: 100 Gbps
Mas, a par da transição dos adaptadores de rede Gigabit para 2.5 GbE, tornando esta velocidade no “novo normal”, a QNAP tem também feito esforços no sentido de disponibilizar equipamentos acessíveis com velocidades 10 GbE e 25 GbE, quer para redes de cobre (10 GbE em Cat6), quer para redes de fibra.
E os avanços em termos de redes estão a surgir de forma exponencial, empurrados por aplicações cada vez mais exigentes, como é o caso dos servidores de máquinas virtuais e das soluções aceleradas por Inteligência Artificial.
De acordo com os estudos de mercado citados por Jerry Deng, Gestor de Produto da QNAP para a área do networking, “a procura de switches 100GbE+ de ultra-alta velocidade arrancou em 2023, a fim de suportar as exigências de largura de banda de novas aplicações, como é o caso das cargas de trabalho de IA generativa e clusters de servidores”.
No seguimento destes desenvolvimentos do mercado, a empresa lançou recentemente o seu primeiro switch de 100 GbE, bem como uma placa PCIe 4.0 de 100 GbE para PCs e NAS compatíveis.
Numa altura em que já há operadores de telecomunicações em Portugal a oferecer ligações à Internet de 10 Gbps, não é difícil imaginar, muito em breve, a vulgarização de redes a funcionar a 10 vezes essa velocidade.
Mais informações:
Redes 10 Gbps: https://www.qnap.com/solution/high-speed-connectivity/pt-pt
Redes 25 Gbps: https://www.qnap.com/solution/25gb-solution/pt-pt
Switch 100 GbE: https://www.qnap.com/pt-pt/product/qsw-m7308r-4x
Placa de rede 100 Gbps: https://www.qnap.com/pt-pt/product/qxg-100g2sf-cx6