As máquinas de barbear, além de facilitar o escanhoar diário, agora também têm apps e funcionalidades de IA, como esta Philips. Vou ser muito franco: durante a minha vida adulta tive quatro máquinas de barbear de várias marcas. Nunca me habituei, tanto por não deixarem a pele em boas condições, como por não se conseguir obter um barbeado semelhante ao de uma lâmina tradicional. Por isso, foi com alguma curiosidade que testei a nova S9975.
A primeira dificuldade que tive com esta máquina foi ligá-la ao telemóvel, através da app Groomtribe. O método de emparelhamento, simplesmente, não funciona bem e eu até uso um smartphone com Android “puro”, por isso, o mais certo é não ser um problema com o software do telefone. Após várias tentativas, lá consegui ligar os dois, mas deu luta. Quanto ao barbear em si, fiquei com sentimentos contraditórios. Por um lado, após várias utilizações, a pele não ficou tão irritada como acontecia com as outras máquinas que usei: suspeito que foi por causa da funcionalidade de aviso de pressão. Por outro, apesar de se conseguir obter resultados melhores, ainda não fica exactamente como se tivesse usado uma lâmina. Quanto à reivindicação de que se conseguem bons resultados em barbas com mais tempo, sim, é verdade, mas também se tem de gastar mais tempo, a fazer várias passagens.
O sistema de limpeza automática, que usa um líquido especial para manter as lâminas sempres limpas e higienizadas à espera da utilização seguinte, faz exactamente o que anuncia. Depois de acabar de fazer a barba, basta colocar a máquina no topo de um recipiente com o tal líquido, ligar a máquina e o resto é automático: a S9975 fica completamente limpa, mesmo na zona das lâminas que é para onde vão os pêlos.
Uma nota final vai para a bateria: por vezes, mesmo totalmente carregada, a máquina indica que está prestes a ficar vazia. Isto é claramente um problema de software que pode ser resolvido facilmente com uma actualização.
Distribuidor: Philips
Preço: €329,99