Após o término do evento AI Vision da Microsoft em que foi anunciada a criação de uma nova classe de PC com funcionalidades de inteligência artificial integradas, a HP não tardou a mostrar a sua proposta de computador Copilot+, o HP OmniBook X.
O portátil foi concebido e projectado em torno do processador Snapdragon X Elite da Qualcomm e da sua Unidade de Processamento Neural (NPU) dedicada, capaz de 45 triliões de operações por segundo (TOPS) para executar modelos de linguagem e IA generativa localmente no dispositivo. Juntamente com o Copilot+ PC e as suas funcionalidades, como a Recall, o objectivo destes PCs é aumentar a criatividade e a produtividade para obter experiências de utilização mais personalizadas e fáceis.
De acordo com a HP, este HP OmniBook X é o PC Copilot+ mais fino do mundo e permite fazer streaming até 12 horas, de chamadas do Microsoft Teams ou binge watching até 22 horas no Netflix. Este PC inclui a nova Poly Camera Pro que utiliza a NPU para potenciar melhorias de IA como Spotlight, Background Blur & Replace, Auto Framing e muito mais, permitindo que a CPU mantenha o desempenho de forma mais eficiente, preservando a vida útil da bateria.
Disponível pela primeira vez nos PCs actuais com IA de última geração, o HP AI Companion utiliza a IA para optimizar o equipamento para uma maior produtividade, trazendo ferramentas de IA localmente para o computador.
O HP OmniBook X AI estará disponível em Portugal em Agosto e o seu preço será anunciado mais perto da data de disponibilidade