A OpenAi anunciou uma actualização para o ChatGPT, que adiciona capacidades de análises de dados ao assistente com inteligência artificial. De acordo com a empresa, estes melhoramentos vão facilitar o processo de trabalho com conjuntos de dados e dá aos utilizadores mais ferramentas interactivas para trabalharem com dados.
A partir de agora, é possível carregar ficheiros directamente a partir dos serviços de armazenamento na nuvem Google Drive e do OneDrive da Microsoft. Esta nova funcionalidade elimina a necessidade de descarregar os ficheiros para depois os enviar para ChatGPT. Com esta actualização, o assistente com IA pode aceder directamente a ficheiros criados com o Sheet, Docs e Slides e também a ficheiros criados através do software da Microsoft, como o Excel Word e PowerPoint.
Outra novidade é a introdução de uma visualização expansível em tabelas e gráficos. Quando os utilizadores adicionarem um conjunto de dados, o ChatGPT cria uma tabela interactiva que pode ser expandida até ocupar o ecrã todo. Para além disto, os utilizadores podem clicar em áreas específicas da tabela para fazer perguntas acerca dos dados ou escolher os prompts sugeridos pelo ChatGPT.
We’re rolling out interactive tables and charts along with the ability to add files directly from Google Drive and Microsoft OneDrive into ChatGPT. Available to ChatGPT Plus, Team, and Enterprise users over the coming weeks. https://t.co/Fu2bgMChXt pic.twitter.com/M9AHLx5BKr
— OpenAI (@OpenAI) May 16, 2024
Por exemplo, os utilizadores podem pedir ao ChatGPT para combinar várias folhas de cálculo que contenham dados sobre as despesas mensais e criar uma tabela dinâmica para categorizar cada tipo de despesa.
O ChatGPT também permite agora a criação de gráficos personalizáveis e interactivos, incluindo gráficos de barras, linha, circulares e de dispersão. Os utilizadores podem ver a que dados correspondem as várias áreas dos gráficos, fazer perguntas sobre eles e escolher as cores de cada elemento. Depois, podem descarregar esses gráficos para usar em documentos ou apresentações.
A OpenAI diz que os melhoramentos na análise de dados do GPT-4o vão estar disponíveis para os utilizadores dos níveis de serviço ChatGPT Plus, Team e Enterprise. O nível Plus foi pensado para utilizadores individuais e o Team e Enterprise para trabalhos em equipa. Estes dois últimos acrescentam funcionalidades de segurança e privacidade.
A OpenAI também anunciou esta semana o novo modelo de linguagem de larga escala ChatGPT-4o, que é capaz de combinar texto, imagens, vídeo e voz para gerar respostas em linguagem natural. Este modelo vai estar disponível para utilização de forma gratuita e também pelos utilizadores com assinatura.