O TikTok corre o risco de ser banido dos EUA e a maioria dos norte-americanos (58%) apoia esta possível decisão de Joe Biden. Lembre-se que, na semana passada, o Senado aprovou o projecto de Lei que proíbe o TikTok e o presidente assinou o diploma.
Desta forma, a app da ByteDance pode deixar de estar disponível nos EUA em Janeiro de 2025. Neste momento, há apenas uma alternativa esta esta proibição: a empresa chinesa tem de a vender num prazo de nove meses, com uma potencial extensão de noventa dias (ou seja, no máximo, um ano).
Mas, segundo uma sondagem da Reuters/Ipsos, mais de metade dos norte-americanos tem uma opinião desfavorável sobre o TikTok e acreditam que a ByteDance usa a app para influenciar a opinião pública nos Estados Unidos. A sondagem também mostra que 46% consideram que o governo chinês utiliza o TikTok para espiar os utilizadores dos EUA.
Estes números estão em linha com as conclusões de Maria Cantwell, presidente da Comissão de Comércio do Senado, que disse que esta lei serve para «impedir que empresas estrangeiras conduzam operações de espionagem, vigilância e enviesamento para prejudicando cidadãos, militares e funcionários do governo dos EUA».
Já em Agosto de 2023, a Reuters/Ipsos tinha feito uma sondagem para perceber como é que os norte-americanos viam o possível ban do TikTok: na altura, a percentagem de pessoas a favor foi de 47%.
Os resultados completos da sondagem da Reuters/Ipsos podem ser vistos aqui.