Dez anos depois de ter disponibilizado o código fonte do MS-DOS 1.25 e 2.0, a Microsoft fez agora mais uma contribuição para a preservação do software que ajudou a definir os computadores modernos com a disponibilização do MS-DOS 4.0 através de uma licença de código aberto.
Como foi o sistema operativo que fez funcionar os primeiros IBM PC lançados em 1981, o PC-DOS (mais tarde rebaptizado como MS-DOS) tem um lugar de destaque na história do software para os computadores pessoais. O MS-DOS 4.0, lançado em Julho de 1988, tem uma história um pouco diferente e mais complexa que as versões anteriores, porque a Microsoft fez uma parceria com a IBM para criar esta versão do sistema operativo e até desenvolveu uma variante capaz de funcionar em multitarefa.
O ‘Multitasking DOS’ ou MT-DOS, nunca teve a importância do MS-DOS e acabou por ser abandonado em favor do desenvolvimento do MS-DOS 5 e MS-DOS 6 antes do lançamento do Windows 95. As versões do MS-DOS 4.0 que foram agora disponibilizadas pela Microsoft através de uma licença de código aberto não incluem a variante para multitarefa, mas trazem muito material que os historiadores e os que têm curiosidade em conhecer software antigo devem achar interessante.
A Microsoft tomou a decisão de disponibilizar o código fonte do MS-DOS 4.0 depois Connor ‘Starfrost’ Hyde, o responsável pelo blogue sobre software starfrost.net, ter entrado em contacto com Ray Ozzie, o CTO (Chief Technical Officer) e Chief Software Architect da Microsoft entre 2005 e 2010. Ozzie tinha algumas versões beta do MS-DOS 4.0 no seu arquivo, que tinha recebido quando trabalhava na Lotus. Ao contactar Ray Ozzie, o interesse de Connor Hyder era documentar a relação entre os MS-DOS 4, MT-DOS e o OS/2 e também queria que o Open Source Programs Office (OSPO) da Microsoft libertasse o código do MS-DOS 4.0.
Isto levou a uma colaboração entre vários arquivistas de software, entusiastas, o OSPO da Microsoft e Connor Hyde que permitiu descobrir a versão completa do código fonte do MS-DOS 4.00 que a Microsoft disponibilizou agora e que vem acompanhada das versões beta de Ray Ozzie, ficheiros PDF com a documentação original e ficheiros com as imagens das disquetes do sistema operativo que podem ser usadas através de emuladores de PC antigos, como PCem e 86Box.
A Microsoft diz que as imagens foram testadas com sucesso e funcionaram directamente num IBM PC XT original, num sistema Pentium mais recente e através dos emuladores. O MS-DOS 4.0 ficou conhecido pelos muitos bugs e pelos problemas de compatibilidade. Por isso, se estiver interessado em experimentar uma versão antiga do sistema operativo do PC, use o DOSBox em conjunto com uma das versão mais recentes do MS-DOS 6 que se encontram online facilmente.