Internacionalização e aceleração: estes são dos dois eixos do Pro-Global, o novo programa do Instituto Pedro Nunes (IPN) destinado a startups nacionais de «base tecnológica». Esta iniciativa será dividida em duas edições, com a primeira a ter início já em Maio.
Segundo o IPN, o objectivo passa por «apoiar a estratégia de internacionalização» das empresas, «alargando as suas redes de contacto e identificando oportunidades de negócio em mercados externos». Esta será uma forma de «contribuir para o aumento da capacidade exportadora das empresas» e aumentar a «competitividade da economia nacional».
Como é habitual neste tipo de iniciativas para apoiar startups, o Pro-Global inclui «sessões de coaching/mentoria, ferramentas de apoio à internacionalização, workshops e webinars», sendo que no final tem lugar uma «actividade de follow-up com cada uma das startups», para «avaliar o impacto do programa no processo de internacionalização».
As inscrições para esta primeira edição do Pro-Global podem ser feitas aqui. Toda a informação sobre os critérios de participação e regras está no site do IPN.