A Mastercard lançou o programa Mastercard For Fintechs que visa ajudar as startups da área financeira a crescerem através de uma estreita colaboração que envolve mentoria, networking e acesso a ferramentas exclusivas.
A iniciativa ocorre a nível europeu e é dedicada a fintechs em fase de pré-seed, seed ou série A, que tenham implementado «uma solução tangível no mercado» e tenham actividade na Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha e Portugal. A competição procura soluções na áreas de pagamentos, Web3 e blockchain, novos fluxos de pagamento, bancos e PME, finanças integradas e/ou tecnologias verdes.
O Mastercard For Fintechs oferece acesso gratuito «a plataformas de formação e de aprendizagem» e à rede internacional da empresa de pagamentos, além da «participação numa série de eventos em toda a Europa» e «oportunidades de financiamento».
A edição portuguesa do programa ocorre em Madrid a 25 de Setembro, em conjunto com Espanha. As duas fintechs seleccionadas nos eventos nacionais vão competir na final em Paris. Estas finalistas vão apresentar as suas soluções a um júri que vai avaliar os projectos de acordo com «um conjunto de critérios, incluindo a experiência da equipa, o grau de inovação, saúde financeira, viabilidade económica, potencial de escalabilidade e adequação estratégica à Mastercard».
A fintech vencedora vai ter a oportunidade de entrar no programa Start Path da empresa de pagamentos (que ajudou tecnológicas como a Revolut), de participar em sessões de mentoria com especialistas e fundadores do ecossistema e ganhar «um prémio de 50 mil euros de apoio de marketing».