A gama de comandos para smartphones estreada pela Razer em meados de 2020 acaba de ser reforçada com uma nova versão: o Kishi Ultra, que foi criado para usar com «Android [smartphones ou tablets, até oito polegadas], iPhone 15 e iPad Mini».
Este modelo, que tem iluminação RGB, vem com um «d-pad mecano-táctil direccional com oito direções», quatro botões principais de acção (‘A’, ‘B’, ‘X’ e ‘Y’), gatilhos do «tipo Hall Effect», que a marca diz serem iguais aos dos comandos para consolas, «thumb sticks profissionais» e botões L4/R4 «multifuncionais programáveis».
Apesar de ter sido idealizado para usar com dispositivos móveis, o Kishi Ultra pode ser ligado a um PC, para jogar em Windows – para isso, usamos a ligação USB-C. Este modelo tem ainda um jack de 3,5 mm para ligarmos auscultadores, quando o usamos com smartphones e tablets.
Outro destaque do Kishi Ultra tem que ver com a presença da ligação USB-C que usamos para colocar o smartphone, enquanto jogamos: tem «profundidade-extra para garantir compatibilidade com a maioria das capas», o que faz com que deixe de ser necessário retirá-las para ligar os telemóveis ao comando.
Este é ainda o primeiro modelo com a funcionalidade Sensa HD Haptics, um modo de utilização que «oferece uma imersão multi-sensorial em jogos», devido à vibração – para isto, o Kishi Ultra tem «bobinas hápticas duplas em cada pega». Contudo, a Sensa HD Haptics não funciona em iPhone e iPad.
O comando Razer Kishi Ultra já está à venda na loja online da Razer, com um preço de 169,99 euros.