Quando pensamos em leitores de livros digitais, normalmente vêm-nos à cabeça um dispositivo semelhante a um tablet com um ecrã a preto e branco, uma forma de facilitar a leitura. Contudo, há alguns modelos a cores, como os Boox, os Bigme os PocketBook.
Agora, é a Kobo a entrar neste campeonato, como os novos Libra Colour e Clara Colour, com ecrãs a cores E-Ink Kaleido 3 de sete e seis polegadas (1264 x 1680), embora tenha mais definição a preto e branco que a cores: 300 ppi no primeiro modo e apenas 150 ppi no segundo.
Na lista das características técnicas partilhadas entre estes dois novos leitores estão ainda um processador de 2 GHz, conectividade Bluetooth, Wi-Fi e USB-C, IPX8 (à prova de água) e compatibilidade com quinze formatos de ficheiros, entre estes EPUB, EPUB3, PDF, MOBI, JPEG, GIF e HTML. Ambos podem ainda ser usados com os audiolivros da Kobo e trazem a tecnologia de redução de luz azul ComfortLight PRO.
No que os distingue, além da dimensão do ecrã, temos a autonomia, o peso e o armazenamento. O topo de gama Libra Colour tem 32 GB, 199,5 gramas e vem com uma bateria de 2050 mAh, que a marca diz durar «quarenta dias», tendo em conta uma utilização diária de meia hora, com o brilho a 30% e a conectividade sem fios (Wi-Fi e Bluetooth) desligadas. O Libra pode ainda ser usado com a caneta digital Kobo Stylus 2 (69,99 euros).
Já o Clara Colour, que não é compatível com este acessório, fica-se pelos 16 GB e por uma bateria de 1500 mAh (42 dias com as mesmas condições do livro); este modelo é, ainda, mais leve que o Libra: 174 gramas.
Além destes dois eReaders a cores, a Kobo anunciou ainda um Clara BW, com um ecrã a preto e branco de seis polegadas (16 GB, processador de 1 GHz, autonomia até 53 dias e 174 gramas); e novas capas SleepCovers nas cores Butter Yellow, Candy Pink e Cayenne Red.
Estes novos leitores de eBooks ficam disponíveis a 30 de Abril, online e em «algumas lojas seleccionadas» com preços de 229 (Libra Colour) e 159,99 euros (Clara Colour); o Clara BW fica por 139,99 euros.