A Neuralshift é mais recente startup a receber um investimento do 1520 Innovation Fund, um programa criado pelos CTT para «apoiar actividades de inovação nas pequenas e médias empresas e start-ups».
Esta empresa, criada por quatro alunos do Instituto Superior Técnico (Miguel Freire, Alexandre Borges, João Silva e Gonçalo Oliveira), disponibiliza uma plataforma baseada em IA chamada Affine para o sector da advocacia.
«A Neuralshift é uma start-up que nasceu em contexto académico e que acompanhamos desde uma fase muito inicial. Temos tido uma relação muito produtiva de co-criação de projectos de inovação, nomeadamente de aplicação de tecnologia de inteligência artificial em vários domínios» justifica Nuno Matos, director de digital, novos canais e inovação dos CTT.
O valor aplicado pelos CTT nesta startup portuguesa não foi revelado; apenas é conhecido o montante global que o Fundo 1520 tem para fazer este tipo de investimento: oito milhões de euros. Este montante, que foi «reforçado» no final de 2023 tem como destino ser usado nas fases «seed, series A e growth».
Segundo os CTT, este fundo (que antigamente era conhecido por TechTree) já teve duas mil empresas no “radar”, tem actualmente «21 projectos em curso» e já investiu em sete startups, incluindo a Neuralshift: «Kit-AR, Sensefinity, Habit, Fraudio, Paynest e Ubirider [que tem a app Pick-Hub]».