O governo do estado mais setentrional da República Federal da Alemanha, Schleswig-Holstein, começou a abandonar o Windows e o Microsoft Office e a adoptar o sistema operativo Linux e o pacote de aplicações de produtividade LibreOffice. O Ministro-Presidente, Daniel Gunther, disse que a mudança para software de código aberto estava a ser feita para assegurar a independência, sustentabilidade e segurança do estado.
De acordo com o comunicado oficial do governo do estado:
“Para além da maior segurança informática, custo e protecção dos dados, a utilização de software de código aberto também permite a colaboração transparente entre sistemas diferentes. Um dos objectivos é a disponibilização dos resultados do desenvolvimento do software de código aberto através de licenças gratuitas.”
Os 30000 funcionários públicos do governo de Schleswig-Holstein vão mudar para Linux e LibreOffice para, segundo o estado, manter “soberenia digital”.
A Document Foundation, a entidade responsável pelo LibreOffice, congratulou-se com esta mudança e referiu que o software de código proprietário não pode ser analisado ou alterado, o que quer dizer que é difícil ficar a saber-se o que acontece com os dados dos utilizadores.
Question! Why should local governments use taxpayers’ money to buy proprietary software from a single vendor? And what happens to citizens’ data? A solution is to move to free software like Linux and LibreOffice – which is what Schleswig-Holstein is doing: https://t.co/P7cQJwEP7u pic.twitter.com/OuIHPlSteV
— LibreOffice (@LibreOffice) April 4, 2024
De acordo com a Document Foundation, com a utilização de software de código aberto, os governos locais mantêm um controlo absoluto, pode estudar o código fonte, fazer as alterações que forem necessárias e distribui-lo dentro da sua própria infra-estrutura.
Para além do software usado directamente pelos funcionários do estado, os servidores de email, os directórios e o software de controlo do sistema telefónico também vão ser alterados para software de código aberto como o Nextcloud, Open Xchange/Thunderbird e o Univention Active Directory (AD).
Os planos do estado de Schleswig-Holstein para mudar para Linux datam de 2021. Nessa altura, uma das razões era as alterações de hardware obrigatórias para se poder fazer o upgrade para o Windows 11, mas tinha sido definida uma data concreta. A mudança para o LibreOffice estava prevista para 2026.
Em 2004, Munique, a capital do estado da Baviera, começou a usar a distribuição LiMux, mas voltou a usar o Windows em 2017.