A Sony vende este microfone como sendo para streaming, mas acho que este conceito é demasiado redutor para este dispositivo, visto que, com ele, também é possível gravar facilmente podcasts e outros conteúdos. O ECM-S pode ligar-se praticamente tudo: câmaras, computadores e smartphones, com a vantagem de poder ser usado completamente sem fios. Neste cenário, o microfone da Sony liga-se por Bluetooth a um receptor que, por sua vez, oferece output analógico e digital via USB. Este receptor pode ser ligado a um PC ou a uma câmara (se for uma Sony, pode ser alimentado directamente através da ligação MI). A Sony anuncia que esta ligação sem fios tem um alcance máximo de 150 metros e que a bateria do microfone dura treze horas, com uma carga completa. Em alternativa, o microfone pode ser ligado directamente por USB a um smartphone ou a um PC. O mais curioso nisto tudo é que não está incluído qualquer cabo USB – todas estas opções de ligação tornam o ECM-S1 um dos microfones mais versáteis da actualidade.
Na parte de trás estão dois interruptores com três posições: o de cima serve para alternar a configuração do microfone entre unidireccional, omnidireccional e estéreo. Com o segundo, podemos alterar o funcionamento do redutor de ruído ambiente. Abaixo destes está a entrada para auscultadores e uma USB-C. Do lado direito estão dois potenciómetros: um para ajustar a sensibilidade e o outro para o volume. Se tiver uns auriculares ligados directamente ao microfone, este último também serve para definir o volume da reprodução.
A qualidade do som é bastante boa, para um microfone deste tipo; no entanto, se o usar dentro de casa, é necessário instalar algum material que minimize os ecos, porque tem alguma tendência de os captar. O estéreo é particularmente útil quando se fazem entrevistas e mesas redondas e o modo omnidireccional é adequado para quando é necessário movimentar-se enquanto fala ou para captar som ambiente.
Distribuidor: Sony
Preço: €449