Há pouco tempo começaram a circular rumores que indicavam que alguns títulos exclusivos para PC e Xbox iam chegar a outras plataformas, nomeadamente a PlayStation 5. Essas notícias geraram dúvidas nos fãs de que a Microsoft podia até deixar o negócio das consolas de todo. Para desfazer as dúvidas, ontem, Phil Spencer o chefe da divisão Xbox da Microsoft, anunciou que a empresa vai continuar a desenvolver hardware e que é verdade que alguns títulos exclusivos vão mesmo chegar a outras plataformas de jogos.
Numa edição especial do podcast oficial da Xbox, Phil Spencer disse que a Microsoft está a desenvolver a próxima geração da Xbox e que a nova consola será o “maior salto tecnológico de sempre”. A nova consola será compatível com os títulos lançados para consolas das gerações anteriores e permitirá jogar online com títulos para PC.
Quanto aos rumores do lançamento de jogos exclusivos Xbox noutras plataformas, Spencer confirmou que serão quatro os títulos que vão chegar em breve à PlayStation 5 e à Nintndo Switch. A lista de jogos escolhidos inclui dois jogos online e dois “títulos mais pequenos”, todos lançados há mais de um ano. No entanto, reservou o anúncio oficial dos títulos para uma emissão Developer Direct que vai decorrer em Junho. A fazer fé nos rumores, é provável que os títulos sejam Hi-Fi Rush, Sea of Thieves, Grounded e Pentiment. Estes jogos devem ser lançados para PlayStation 5 e Nintendo Switch. Mas também há a possibilidade de também serem publicados para macOS.
No podcast, Specer disse que o lançamento destes jogos para outras plataformas é um teste e não é indicativo de uma mudança na política de lançamentos da empresa. Neste momento, a Microsoft não tenciona lançar Starfield nem o novo Indiana Jones and the Great Circle para outras plataformas. No entanto, Spencer não disse que isso não possa acontecer no futuro.
No que respeita ao serviço por subscrição Game Pass, Phil Spencer disse que já chegou à marca dos 34 milhões de subscritores em 2023, o que corresponde a um crescimento de 36 por cento em relação aos 22 milhões de subscritores em 2022. Ele anunciou também que Diablo IV será o primeiro título da Activision a chegar ao Game Pass a 28 de Março.
Phil Spencer também falou do desejo de poder oferecer opções de hardware capaz de atrair mais utilizadores por causa do seu design único. Isto liga com outros rumores que davam conta da possibilidade de a Microsoft vir a desenvolver uma consola portátil. Neste campo, a única coisa que foi confirmada é que a Microsoft planeia continuar a optimizar o Windows para utilização em consolas portáteis. Isto porque a Microsoft tem noção dos desafios na utilização de dispositivos como a ROG Ally da Asus e a Legion Go da Lenovo porque o Windows não foi pensado para ser usado com um controlo e com ecrãs de 8 polegadas.