No ano em que a Comissão Europeia atribuiu a Lisboa o Prémio de Capital Europeia da Inovação (iCapital), a Startup Lisboa ultrapassou as 120 startups incubadas, um número que também acaba por ser o resultado do lançamento da Unicorn Factory, em 2022, que se tornou a sua marca umbrella.
Agora, a Startup Lisboa diz ter atingido o recorde de novas startups seleccionadas: «Começamos o ano com 39 novos projectos na lista de incubados, o maior número desde a nossa criação em 2012». Segundo Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory Lisboa, o objectivo passa por superar o número de 2023: «Este ano queremos continuar a crescer e apoiar mais de 140 startups tecnológicas».
No grupo de startups seleccionadas em Janeiro estão empresas das áreas de «Web3, Health, CleanTech, AI, Wellness, FoodTech e Cibersegurança», em que 36% já «levantaram capital entre pre-seed e séries A». Blend, DAOLama, Flap, Healin, Moxious, Plantz e Putter fazem parte deste grupo, entre outras – a lista completa pode ser vista aqui.
Actualmente, a Startup Lisboa tem «220 startups incubadas entre a modalidade física (na Rua da Prata) e a remota».