Já aconteceu a todos nós: ouvimos uma música, não conseguimos identificá-la mas ela não nos sai da cabeça. Podemos lembrar-nos de um pedaço da letra ou da melodia, mas não há maneira de saber quem é a banda ou o álbum a que pertence. Para ajudar estão disponíveis várias ferramentas que permitem identificar um tema musical com um simples cantarolar ou, no caso das novas ferramentas de inteligência artificial, até se podem fornecer alguns dados sobre a letra ou detalhes do videoclip para identificar a música.
Algumas ferramentas deste tipo já estão disponíveis há bastante tempo, como o Shazam e o SoundHound mas, recentemente, os assistentes digitais que estão nos nossos smartphones também já permitem fazer o mesmo e até os novos chatbots com IA têm já essa capacidade.
Assistente Google e a Siri
Se está a ouvir uma música que não consegue identificar, pode usar o Assistente da Google ou a Siri do iOS para o fazer.
Se tiver um smartphone Android com o assistente configurado, basta dizer: ‘Ei Google’ e depois ‘Que música é esta?’ O sistema ouve durante algum tempo e depois retorna os resultados. Isto também funciona se não estiver a ouvir a música e trautear um trecho para o microfone do dispositivo.
Se usar um dispositivo iOS pode fazer o mesmo, mas, neste caso, o sistema usa a aplicação Shazam (que foi comprada pela Apple há alguns anos) para identificar a música que estiver a tocar ou a trautear. Se tiver a Siri configurada para português do Brasil tem de dizer ‘E aí Siri’ e perguntar ‘Que música é esta?’, se tiver a Siri em inglês tem de dizer ‘Hey Siri’ e depois perguntar ‘What is this music?’.
Nos testes que levei a cabo, ambos funcionaram bastante bem, o assistente da Google conseguiu ser melhor a identificar tema através de fragmentos, já a Siri precisa de ouvir um pedaço da letra para identificar positivamente uma música. Se quiser usar os assistentes para identificar uma música trauteando, uma identificação positiva depende mais da qualidade da sua reprodução.
Shazam e SoundHound
Estas são as duas apps de reconhecimento de músicas mais antigas e conhecidas. Ambas estão disponíveis para Android e iOS e permitem identificar músicas que estão a ser reproduzidas ou, em alternativa, o utilizador pode tentar trauteá-las. No caso do Shazam, até é possível identificar uma música que está a ser reproduzida num vídeo enquanto usa auscultadores. O SoundHound é melhor a reconhecer músicas trauteadas que o Shazam.
ChatGPT e Copilot
A inteligência artificial generativa também pode ser usada para identificar músicas a partir de descrições mais ou menos vagas. Neste caso, usei o Copilot da Microsoft (que usa o GPT-4 do ChatGPT) para tentar identificar uma música a partir de uma descrição do vídeo e, como pode ver acima, o Copilot acertou.
Se souber um pouco da letra, também pode usar IA para descobrir o nome de uma música. Neste caso usei um pouco de uma letra de um tema dos SuperTramp e o Copilot acertou em cheio.