Foi hoje anunciada uma nova iniciativa tecnológica que quer ser uma plataforma de I&D para PME nacionais que operem no sector «da indústria automóvel» ou que «queiram desenvolver uma solução (produto ou serviço) que se enquadre na temática do “carro do futuro”».
A DIH [Digital Innovation Hub] 4 Global Automotive é um projecto da Mobinov e tem como objectivo «contribuir para acelerar e apoiar a transformação digital da cadeia de valor, tanto ao nível do produto como do processo, posicionando PME já existentes e startups no futuro da mobilidade».
Para isso, serão feitos esforços para «trabalhar ao nível do desenvolvimento de conceitos, produtos e componentes inovadores para o carro do futuro, apoiando, paralelamente, as organizações nas mudanças necessárias nos processos produtivos associados à indústria 4.0 e ao conceito de fábrica do futuro».
Como forma de ajudar as empresas a desenvolver soluções para contribuir para o automóvel do futuro, o DIH 4 Global Automotive vai dar financiamento de até 75% aos projectos, além de «oferecer espaços e competências para as empresas testarem inovações e incorporarem tecnologias avançadas».
Este projecto, que fica concluído em Setembro de 2025, tem cinco pilares: «Testar antes de investir; qualificar e formar as empresas com competências digitais; apoiar na procura de financiamento para investimento; actuar como facilitador na adopção de novas soluções; e, ainda, prestar apoio a startups para fomentar o ecossistema de empreendedorismo, através de serviços de incubação/aceleração».