E se, quando estivéssemos a jogar, pudéssemos sentir, no corpo, o impacto de explosões e de batimentos cardíacos da nossa personagem? Esta é a base do conceito por trás do Project Esther, uma nova peça de hardware que tira partido da, também nova, tecnologia Razer Sensa HD Haptics.
O Project Esther traduz-se, de forma simples, numa almofada com feedback háptico, que tem de ser colocada numa cadeira, com dezasseis «actuadores» que «criam uma verdadeira sensação de direcção, distância e localização no jogo», diz a Razer.
Este conceito já existe, por exemplo, em rigs de condução para jogos de automóveis, como bancos e volantes, (assim como nos comandos das consolas) que traduzem em movimentos daquilo que acontece no ecrã. Desta forma, acabamos por “sentir” no corpo quando o automóvel passa por terreno acidentado ou quando há derrapagens, para emular a sensação de estar mesmo a conduzir um automóvel.
A ideia de imersividade, aqui, acontece com recurso a uma almofada que fica em contacto com as nossas costas, lombar e coxas: «Este avanço não é apenas um salto em tecnologia gaming, mas um novo universo de experiência imersiva», acredita a marca.
A primeira vez que a Razer incluiu uma funcionalidade deste género foi nos auscultadores Nari Ultimate, embora se tornasse desconfortável passado algum tempo.
Para já, não há data de lançamento da almofada Esther, nem preço definido, mas já se saber que este periférico vai contar com a conectividade HyperSpeed Wireless (que também está noutros dispositivos Razer), como forma de diminuir ao mínimo a latência.