É um facto que o Tetris, o jogo feito na União Soviética que fez sensação nos anos 80, não foi feito para ser batido. A ideia é continuar a jogar até o jogador perder. No entanto, ao longo dos anos, têm sido feitas tentativas de chegar a um ponto em que o programa deixa de funcionar.
O “jogador profissional” de Tetris, Willis Gibson, que usa o nick ‘Blue Scuti’, de 13 anos, foi o primeiro ser humano a bater o Tetris no ano em que este clássico completa 40 anos. E conseguiu este feito por ter chegado a um nível em que o jogo deixou simplesmente de funcionar.
Durante décadas os jogadores de Tetris mais sérios pensavam que tinham atingido o limite da versão do jogo para a NES – que se convencionou ser a versão oficial do jogo para competição – mas alguns desenvolvimentos recentes revolucionaram o jogo de alto nível, o que fez com que o limite do programa ficasse ao alcance dos jogadores.
Um vídeo publicado no canal dedicado ao Tetris aGameScout, revelou que a comunidade há muito que pensava que ultrapassar o nível 29 do jogo era impossível. Porque, neste nível, as peças caiem mais depressa que um comando da NES consegue enviar um sinal para a consola e deram a este nível o nome ‘Killscreen’. No entanto, em 2011, um jogador chamado Thor Ackerland inventou uma nova técnica, chamada ‘hypertapping’ que lhe permitiu chegar ao nível 30.
A partir daqui, mais jogadores chegaram mais longe até à invenção do estilo de jogo ‘rolling’ em 2020 por Christopher ‘CheeZ’ Martinez em que os movimentos se parecem com os que se fazem quando se toca guitarra.
Como a velocidade da queda das peças já não aumenta a partir do nível 29, o ‘rolling’ foi permitido pela comunidade e permitiu ultrapassar o nível 100 nos últimos anos. Foi a partir daqui que se começaram a notar os limites do jogo.
Depois de ultrapassar o nível 138, as cores de Tetris na NES começam a alterar-se. Nos níveis seguintes há até um nível em que as peças ficam completamente pretas. Em 2021, um programador chamado Greg Cannon usou uma IA para tentar descobrir os níveis a partir dos quais o jogo deixa de funcionar.
Chegados ao final de 2023, Willis Gibson de 13 anos, foi o primeiro ser humano a conseguir desencadear o verdadeiro ‘Killscreen’ quando conseguiu completar uma linha no nível 157. Mas ainda há recordes que podem ser atingidos.
Por exemplo, até agora ninguém foi capaz de crashar o jogo na primeira oportunidade em que isso pode acontecer: completar uma linha depois de chegar ao nível 155. Também se pode tentar chegar mais depressa ao crash ou obter o maior score possível antes de o jogo deixar de funcionar. Mas o objectivo mais almejado é conseguir continuar a jogar até ao nível 255, momento em que o jogo volta ao nível 0. Isto já foi conseguido por IA, mas os humanos ainda estão a tentar.