É uma simples transposição do conceito para o Facebook e Messenger que já está activo desde Setembro no WhatsApp, em Portugal. Os Canais de Transmissão são mais uma forma de marcas, celebridades e clubes de futebol, entre outros, poderem interagir com os seguidores.
A funcionalidade, que no WhatsApp se chama apenas ‘Canais’, permite aos administradores de páginas do Facebook criar precisamente um canal para partilhar informações ou conteúdos.
Como na app de chat da Meta, também aqui a comunicação só tem um sentido, ou seja, os seguidores não vão poder enviar mensagens ou responder ao que as páginas publicarem. Contudo, continua a ser possível «reagir às mensagens e votar em inquéritos».
Os Canais de Transmissão (Broadcast Channels) podem ser subscritos nas páginas de Facebook; depois, vão aparecer no separador ‘Canais’, que já está na app Messenger, em cima, ao lado de ‘Página inicial’ Segundo a Meta, esta novidade vai ser implementada de forma gradual, pelo que nem todos os utilizadores a podem ver, no imediato.
«Depois de entrar no canal, os utilizadores recebem notificações quando o conteúdo for publicado. As notificações podem ser silenciadas através do ícone ‘Silenciar’ no canto superior direito do tópico do canal», conclui a Meta.