Em Julho deste ano, a xAI tinha anunciado o desenvolvimento de uma plataforma de inteligência artificial com uma missão nada humilde: «Perceber a verdadeira natureza do Universo».
Agora, a empresa de Elon Musk anunciou de forma oficial a disponibilidade do Grok, uma plataforma que funciona de forma semelhante ao ChatGPT e inspirada em Hitchhicker’s Guide to the Galaxy, de Douglas Adams, um livro adaptado a filme em 2005.
Esta ligação à história do livro tem que ver com o computador Deep Thought, que, à pergunta: ‘Qual é o significado da vida, do Universo e de tudo?’ (vídeo em baixo), deu a célebre resposta ’42’. «O Grok foi concebido para responder a perguntas com um pouco de humor e tem uma veia rebelde, por isso não o usem se detestam este tipo de comportamento», avisa a xAI.
Segundo Elon Musk, o Grok tira partido de uma vantagem «única e fundamental» em relação às outras plataformas de inteligência artificial: «Tem conhecimento do mundo em tempo real através do 𝕏». Além disso, também vai responder a «perguntas polémicas rejeitadas pela maioria dos outros sistemas de IA».
Para já, o Grok está em fase beta e é o resultado do «melhor» que a equipa da xAI conseguiu fazer em «dois meses de testes»; contudo, espera-se que o seu desempenho «melhore rapidamente a cada semana que passa com a ajuda» dos utilizadores. A explicação detalhada sobre as capacidades desta IA pode ser lida no site da empresa.
Contudo, se está a pensar experimentar já o Grok, vai ter de esperar: a plataforma pode apenas ser usada por um grupo limitado de utilizadores e só nos EUA; em breve, a xAI ficará disponível para os subscritores do plano Premium do X. Ainda assim, é possível fazer uma inscrição no programa de acesso antecipado, aqui.