A Fundação para a Ciência e a Tecnologia anunciou os resultados finais do seu programa RESTART, cujo objectivo é «capacitar o regresso competitivo das investigadoras e investigadores que usufruíram recentemente de uma licença parental às suas actividades de investigação em novas circunstâncias».
Este anúncio acontece quase quatro meses depois de a FCT ter partilhado os resultados provisórios, que davam conta de um apoio de 1 465 175 euros a 30 projectos.
Com o anúncio dos resultados definitivos, há apenas uma ligeira actualização: passam a ser 31 projectos e 1 511 708 milhões de euros. Ou seja, este novo projecto apurado representa um financiamento de mais 46 533 euros.
Uma vez que foram submetidos 143 candidaturas, a taxa de sucesso do RESTART 2023 é de apenas 21%. Agora, segue-se um período em que os candidatos têm «oportunidade de se pronunciar em sede de reclamação, no portal myFCT» – será até 23:59 de 14 de Novembro.
Quando os Termos de Aceitação (uma espécie de contrato entre a FCT e os investigadores) forem assinados, será adiantada uma soma que corresponde a 80% do financiamento; lembre-se que cada um destes 31 projectos pode receber um máximo de 50 mil euros.