A quarta geração de AirPods vai trazer uma mudança importante ao portfólio da Apple – a ideia passa por diferenciar melhor os modelos destes auscultadores e, em simultâneo, dar menos opções de escolha aos consumidores.
Segundo o jornalista Mark Gurman (Bloomberg), quando os próximos modelos de AirPods foram lançados, em 2024, a Apple vai retirar das lojas, de forma gradual, os modelos de segunda e terceira geração.
A razão para isto prende-se com as vendas dos modelos novos, face aos antigos: a Apple percebeu que são raras as pessoas que compram a última geração de AirPods, preferindo optar pela anterior, pelo facto de o «preço ser mais acessível», explica Gurman.
Em 2024, a Apple irá lançar dois novos modelos destes earphones, a quarta geração, com um design que será uma «mistura» do aspecto dos «AirPods de terceira geração e do modelo Pro» (com hastes curtas), ficando, na “hierarquia”, abaixo destes últimos. Os preços serão semelhantes aos que a marca tem definido para este equipamento.
Uma vez que serão dois modelos, um deles será mais avançado, com características dos AirPods Pro»: Mark Gurman destaca o «cancelamento de ruído e altifalantes integrados na caixa de carregamento para um melhor suporte do Find My». O jornalista diz, contudo, que não vai haver «pontas de ouvido de silicone substituíveis».
Certa é uma caixa de carregamento com USB-C, que também deve chegar aos próximos AirPods Max, assim como novas cores – este modelo nunca teve qualquer actualização desde que foi apresentado, em 2020. Sobre novos AirPods Pro, Gurman diz que a Apple apenas deverá fazer o seu anúncio em 2025.