Este ano, a inteligência artificial começou a entrar em força no mercado do hardware para PC. Primeiro com o lançamento do primeiro SoC para PC com um NPU (Neural Processing Unit), o Ryzen 7040 da AMD. Depois, há poucas semanas, a Intel apresentou o seu primeiro chip Core Ultra com um acelerador para tarefas de IA. Agora, a Qualcomm apresentou o seu novo SoC para PC, o Snapdragon X Elite.
Segundo a informação divulgada pela Qualcomm, o NPU escolhido para este SoC consegue ser quatro vezes mais rápido que os NPU da AMD e da Intel quando se mede as TOPs (Tera Operations per Second), este também é o primeiro chip da Qualcomm com CPU Oryon.
Os processadores Oryon são baseados em tecnologia de uma empresa chamada Nuvia, que foi comprada pela Qualcomm há anos. O CPU utiliza arquitectura Arm, mas consegue aumentar as capacidades dos chips com esta tecnologia. Nesta primeira versão, a Qualcomm incluiu 12 núcleos de CPU de 4 nm, que funcionam a 3,8 GHz de velocidade base, sendo que dois deles podem chegar aos 4,3 GHz.
Embora a Qualcomm tenha decidido usar inicialmente os Oryon em PC, estes CPU vão integrar gerações futuras de chips para dispositivos móveis, indústria automóvel e outras.
Os testes de desempenho, divulgados pela Qualcomm, mostram que os chips com CPU Oryon são mais rápidos que os M2 Max da Apple no desempenho single threaded e têm desempenho semelhante nos testes multi-threaded, com a vantagem de consumirem menos 30% de energia. Os novos chips da Qualcomm também conseguem ser mais rápidos que os Intel Core i9-13980HX e igualar o desempenho multi-threaded, gastando menos 70% de energia.
Apesar de estes números serem impressionantes, tem de se ter em atenção que em primeiro lugar, os resultados são de testes realizados pela Qualcomm e que o desempenho final dependerá muito do sistema operativo e das aplicações, que, como sabemos, muitas vezes têm optimizações muito deficientes. Por isso, os resultados apresentados pela empresa só poderão ser confirmados em meados de 2024, quando os primeiros chips chegarem ao mercado.
Todos estes chips da AMD, Intel e Qualcomm também abrem a porta para a possibilidade de executar localmente LLM (Large Language Models, a tecnologia que faz funcionar as aplicações de IA como o Bing Chat e o ChatGPT). A Qualcomm diz que o Snapdragon X Elite vai conseguir executar inteligências artificiais generativas com até 13 mil milhões de parâmetros directamente nos PC, o que oferece muitas vantagens em termos de privacidade dos dados e segurança em contraste com as actuais aplicações baseadas em cloud.
Para além do desempenho e da IA, os Snapdragon X Elite são compatíveis com memória RAM LPDDR5x com velocidades até 136 GB por segundo. Estes chips incluem também uma nova versão do GPU Adreno, que, segundo a Qualcomm, é mais rápido que os modelos concorrentes da AMD e Intel. Os novos Snapdragon também são compatíveis com 5G, através da integração do modem X65 opcional, que pode ser ligados através de uma placa M.2 ou integrados na motherboard do dispositivo. No campo das ligações, estes chips também são compatíveis com Wi-Fi 7 em opção.