O EIT Health, parte integrante do European Institute of Innovation and Technology (EIT), revelou os mais recentes galardoados da Healthy Longevity Global Competition que «apoia inovações revolucionárias focadas em melhorar a saúde e a vitalidade na vida adulta».
O desafio, que se desenvolve-se em três etapas (Prémio Catalyst inicial, Prémio Acelerador intermediário e o Grande Prémio final), destacou 12 startups na fase inicial (Prémio Catalyst Bridgehead e InnoStars) , entre as quais estão três empresas nacionais.
As vencaedoras nacionais são a Orgavalue com Terapias I-R3, que tem como objectivo a bioengenharia de fígados humanos personalizados para lidar com a escassez global de transplantes de órgãos; a IPLEXMED, que permite a detecção rápida e confiável de vários agentes infecciosos e seu perfil de resistência aos medicamentos no local de atendimento e em casa, possibilitando tratamento personalizado e monitorização de doenças em tempo real; e a eBreathie que desenvolveu um inalador inteligente que permite que pacientes e médicos monitorizem o uso de medicamentos, sintomas e forneçam atendimento personalizado remotamente.
Além das startups nacionais, os outros premiados no InnoStars foram a NIB biotec (Itália), a Nanodecal (Espanha) e a Reon (Polónia); já na área Bridgehead foram a Antegenes (Estónia); a HMG Systems Engineering (Alemanha); Micro-Cosmos (Países Baixos); OaCP (Irlanda); a Osteobionix (Espanha) e a Stroke2Prevent B.V. (Países Baixos).
Cada empresa vai receber até 50 mil euros e mentoring para alavancar as inovações no cuidado aos idosos e conseguir colocar esses produtos e serviços no mercado.