O Raspberry Pi 5 vai chegar às lojas antes do final de Outubro e traz várias novidades. A principal é um chip que foi desenvolvido de propósito pela Raspberry Pi Foundation para o novo modelo deste microcomputador.
O processador do Raspberry Pi 5 é um Cortex-A76 com quatro núcleos que funcionam a uma velocidade máxima de 2,4 GHz, o que, em teoria, corresponde ao dobro do desempenho do Raspberry Pi 4. Para tratar dos gráficos, o Raspberry Pi 5 tem um GPU VideoCore VII com uma velocidade de relógio de 800 MHz. Com a velocidade acrescida, o chip também aquece mais que o da geração anterior. Por isso, em algumas aplicações mais exigentes, pode ser necessário instalar um sistema de arrefecimento passivo ou activo.
Por falar em novos componentes, o Raspberry Pi 5 é o primeiro modelo deste computador que inclui um chip desenvolvido pela própria Raspberry Pi Foundation: o southbridge. Este é o chip que trata da comunicação com os periféricos. Com o novo southbridge, denominado RP1, a Raspberry Pi Foundation diz que o novo microcomputador oferece mais versatilidade e desempenho na comunicação com os periféricos que os utilizadores podem ligar.
O novo computador tem dois transceptores MIPI, de quatro vias, com uma largura de banda de 1,5 Gbps que permitem ligar até duas câmaras ou ecrãs. Também está presente uma interface PCI Express 2.0 que permite compatibilidade com periféricos de alta velocidade. Para o usar é necessário um adaptador, como o HAT (Hardware Attached on Top) M.2.
No que respeita a entradas, tem duas HDMI capazes de reproduzir vídeo 4K a 60 Hz em HDR, um leitor de cartões microSD mais rápido que o do Raspberry Pi 4, duas entradas USB 3.0, duas entradas USB 2.0, uma entda RJ-45 para ethernet com 1 Gbps e uma ligação para alimentação que usa uma entrada USB Type-C. O novo Raspberry Pi 5 pode ainda comunicar através de Bluetooth 5 e através de Wifi 802.11ac.
O Raspberry Pi 5 vai estar disponível em duas configurações, com 4 e 8 GB, por 57 e 76 euros respectivamente (como sempre, os preços do Raspberry Pi não são fixos e dependem dos impostos e dos portes de envio) e vai chegar às lojas até ao final de Outubro.