A Apple vai anunciar hoje os novos modelos iPhone, com três versões praticamente certas: 15, 15 Plus e 15 Pro. A única dúvida é saber se o topo de gama se vai chamar iPhone 15 Pro Max ou Ultra, uma designação inaugurada no ano passado com o anúncio do Apple Watch Ultra.
Contudo, a grande novidade da keynote deste ano pode ser outra, uma mudança que vai mudar muito o ecossistema Apple de acessórios: devido à imposição do Parlamento Europeu, os smartphones da maçã vão passar a usar cabos USB-C em vez de Lightning.
A imposição europeia tem de ser cumprida até final de 2024, mas a Apple não deverá esperar até ao iPhone 16 para cumprir a lei. Por outro lado, se a tradição da Apple se mantiver, de dar outros nomes a tecnologias que já existem, é provável que haja uma designação na manga para “mascarar” o USB-C – rumores dão conta de que se possa chamar Thunderbolt 3.
Esta mudança não é propriamente nova para a Apple: os Macbook já só usam USB-C para todas as ligações físicas externas, assim como os todos os modelos iPad, desde Outubro de 2022. A “estreia” aconteceu com o primeiro iPad Pro, em Novembro de 2018.
Mas há outra imagem de marca da Apple que se deve despedir este ano: o interruptor de mute, presente nos iPhone desde a primeira versão (lançada em 2007), dará lugar a um ‘action button’, que apareceu pela primeira vez no Apple Watch Ultra. Este recurso pode ser personalizado com várias funcionalidades, incluindo a capacidade de fazer restart ao iPhone.
Em relação às outras características esperadas para os iPhone 15, espera-se que a Apple anuncie o chip A17 apenas nos modelos topo de gama – Pro e Pro Max/Ultra – com os restantes dois a manterem o A16 de 2022.
O keynote da Apple está marcado para hoje, às 18 horas de Portugal, e vai ter transmissão em directo no site da marca, na app Apple TV e no YouTube (em cima).