A Microsoft anunciou que, ao fim de quase 30 anos, o processador de texto WordPad vai ser removido do sistema operativo. Este programa já não está em desenvolvimento e será retirado do sistema numa próxima actualização.
O WordPad é um processador de texto básico, lançado há 28 anos em conjunto com o Windows 95. Este programa tem estado presente em todas a versões do sistema operativo desde essa altura. No entanto, recentemente, o WordPad tem recebido muito poucas actualizações, sendo a mais significativa a integração de um friso nos tempos do Windows 7. Desde aí, o programa não recebeu mais nenhuma actualização significativa.
Desde Fevereiro de 2020 que o WordPad é opcional nas novas instalações do Windows 10, isto quer dizer que pode ser removido através das definições do sistema operativo.
Agora, a Microsoft confirmou que o WordPad será retirado através de uma actualização. Para quem utiliza o WordPad, a Microsoft recomenda a utilização do Word para criação e edição de documentos .doc e .rtf e o Notepad para documentos que não requeiram formatação. Recentemente, foi anunciado que o Notepad vai ter novas funcionalidades, como o gravação automática e restauro de separadores – a Microsoft acrescentou separadores ao programa na versão para Windows 11,