Os problemas da Western Digital com unidades SSD externas defeituosas da SanDisk, estão a piorar. Depois de a empresa os ter tentado resolver sem sucesso, agora um dos consumidores afectados processou a empresa por causa da sua falta de resposta aos problemas que foram reportados
Um consumidor na Califórnia processou a Western Digital em nome de todos os utilizadores afectados pelos problemas causados por SSD SanDisk e WD defeituosos. No processo, a WD é acusada de publicidade enganosa e de não ter dado uma resposta eficaz aos problemas que foram reportados.
O queixoso, comprou em finais de Maio deste ano, um SSD SanDisk Extreme Pro com 2 TB de capacidade, mais ou menos na altura em que começaram a aparecer relatos de falhas com estas unidades SSD no Reddit e nos fóruns de suporte técnico da SanDisk. Apesar das queixas, a publicidade e as análises publicadas na imprensa especializada indicaram ao queixoso que não havia nenhum problema com estas unidades.
Apesar de a Western Digital estar ao corrente dos problemas com estas drives, a WD não restituiu o dinheiro gasto na compra deste SSD após o queixoso ter perdido todos os dados. Naturalmente, a substituição da drive estava fora de questão, porque não havia nenhuma forma de saber se uma nova unidade não poderia ter o mesmo problema. No processo, é pedida uma indemnização de 5 milhões de dólares a distribuir por todos os consumidores afectados.
Os primeiros problemas reportados, sugerem que as unidades mais afectadas são as SanDisk Extreme Portable com 2 e 4 TB de capacidade e também drives WD My Passport, fabricadas a partir de Novembro do ano passado. No processo, também são mencionados outros modelos destas drives com 500 GB e 1 TB de capacidade.
A Western Digital lançou uma actualização de firmware para tentar resolver estes problemas, mas sem sucesso. Pouco tempo depois da disponibilização da actualização, o site The Verge noticiou que um produtor de vídeo, que colabora com o site, perdeu 3 TB de dados de uma drive que já tinha sido actualizada com o novo firmware. Também se soube que esta actualização não está disponível para todos os modelos afectados.
O novo firmware, lançado no final de Maio, tentava resolver um problema que levava a que as drives WD e SanDisk a deixarem de comunicar com os computadores a que estavam ligadas. No entanto, segundo o processo, este não foi o único problema reportado pelos utilizadores. Houve casos em que os ficheiros nas drives ficaram inacessíveis e de drives que apagaram completamente o sistema de ficheiros, sem qualquer aviso prévio. No processo, a WD também é acusada de tentar escoar o inventário destas drives através de vendas com descontos substanciais, mesmo sabendo que estavam defeituosas.