O PCI-SIG (PCI Special Interest Group), a entidade que define as normas PCI Express, anunciou esta semana a formação de um grupo de trabalho para estudar a incorporação de tecnologias de interligação ópticas na norma PCI Express. O novo grupo de trabalho tem a denominação ‘PCI-SIG Optical Workgroup’ e foi formado com o objectivo de estudar a implementação de uma grande variedade de tecnologias de ligação óptica e também o desenvolvimento potencial de novos formatos de ligação específicos para estas tecnologias.
Segundo Nathan Brookwood da Insight 64: “As ligações ópticas podem vir a ser um grande avanço para a arquitectura PCI Express, porque permitem mais desempenho, menos consumo energético, mais alcance e menos latência. Tecnologias, como a nuvem, computação quântica, centros de dados de grandes dimensões e a computação de alto desempenho (High Performace Computing, ou HPC), podem vir a beneficiar bastante de uma futura norma PCI Express que incorpore ligações ópticas.”
Os outros grupos de trabalho do PCI-SIG vão continuar a trabalhar no desenvolvimento da norma PCI Express 7 para atingir os 128 GT/s. O novo grupo de trabalho vai trabalhar em paralelo para tornar a arquitectura PCI Express compatível com tecnologias ópticas.