A Audio Mood Analysis, uma «solução 5G de analítica de som, apoiada por inteligência artificial» criada pela NOS, foi a tecnologia usada pela operadora para avaliar o comportamento do público, durante os concertos, no Alive deste ano.
De acordo com a NOS, a banda mais aplaudida nos três dias do festival foram os Queens of The Stone Age, que actuaram a 8 de Julho, no fecho do Alive; a banda de Josh Homme, que deu o melhor concerto desta edição, registou o «maior número de aplausos da audiência».
No segundo lugar do pódio desta espécie de “aplaudómetro” da NOS ficaram os Arctic Monkeys, seguidos dos The Black Keys. Estas duas bandas, a que se junta o concerto de Lil Na X, foram também as que lideraram nos «assobios»; já Angel Olsen, que actuou no Palco Heineken, liderou na “categoria” da «intensidade dos gritos de entusiasmo».
«Desenvolvido e implementado de forma pioneira pela NOS, o Audio Mood Analysis forneceu dados que continuarão a ser alvo de análise por parte das equipas da organização, de forma a extrair mais e novas conclusões que poderão ser tidas em conta para a próxima edição do NOS Alive e para aplicação noutros eventos culturais ou desportivos», esclarece a operadora.