Elon Musk tem uma nova empresa que se pode tornar um player muito importante no mercado das soluções e inovação em inteligência artificial: a xAI.
Apesar de ter ‘x’ no nome, Musk esclarece que esta startup é independente da X Corp (ou apenas X, uma empresa criada este ano por Elon Musk para incorporar o Twitter), mas que vai «trabalhar muito de perto com a X e a Tesla», além de «outras empresas».
Segundo o que está escrito no site desta nova empresa dedicada a IA, a missão não é nada humilde: Elon Musk diz que a xAI foi criada para «perceber a verdadeira natureza do Universo».
Contudo, é óbvio que os objectivos principais desta empresa são mais “palpáveis”: fazer frente às actuais líderes do “universo” de plataformas de IA – Google (que esta semana disponibilizou o Bard em Portugal), OpenAI (a criadora do ChatGPT) e a Microsoft (que já pôs ao serviço o seu Copilot de IA no Edge e no Office).
Para já, a xAI não tem qualquer produto de IA disponível, nem levanta o véu sobre que desenvolvimentos ou projectos está a preparar, mas é natural que, ainda este ano, surja uma plataforma semelhante ao ChatGPT e Bard, que até pode ser integrada no Twitter. Outra das possibilidades é a o reforço dos recursos de IA nos computadores de bordo dos automóveis Tesla, como apoio à condução.
Conhecida, é a constituição da xAI: Elon Musk é o CEO, seguido de vários especialistas e programadores de soluções de IA, empresas de tecnologia e instituições de ensino: «DeepMind, OpenAI, Google Research, Microsoft Research, Tesla e Universidade de Toronto».
No currículo, os onze primeiros funcionários da xAI têm, por exemplo, o desenvolvimento de plataformas como a «AlphaStar, a AlphaCode, a Inception, a Minerva e os GPT-3.5 e GPT-4». Finalmente, a xAI tem ainda Dan Hendrycks como consultor principal, o actual director do Center for AI Safety.