Segundo a Deco Proteste, a NOS é a operadora nacional com a velocidade média de download mais rápida no território continental português – 75,7 Mbps – seguida de perto pela Meo, com 74,5 (é a pior no upload, com 11,4 Mbps). Contudo, é Vodafone que regista a mais alta taxa de upload: 16,2 Mbps.
Estas conclusões foram obtidas através da utilização da app QualRede (disponível para iOS e Android), criada pela QOSI para a Deco Proteste; a associação de defesa dos direitos dos consumidores diz que é o resultado do input de «mais de 632 mil utilizadores», que registam os dados das velocidades na aplicação.
Sobre o desempenho das redes de dados das três principais operadoras, em território nacional, a Deco Proteste destaca o facto de a NOS ter «as velocidades de download mais elevadas em 4G, nas principais zonas urbanas do litoral». Contudo, no interior, a operadora tem ainda «grandes áreas sem medições suficientes ou com velocidades baixas».
Em relação à Meo, o destaca é, igualmente, para as «velocidades de download elevadas nas zonas urbanas do litoral», com o mesmo ponto negativo da NOS: resultados não satisfatórios no interior, «sobretudo no Alentejo».
Finalmente, a Vodafone é a operadora que acaba por ter, de forma geral, o mapa mais verde: ou seja, quem tiver um cartão de dados desta marca vai conseguir boas velocidades de download um pouco por todo o País: «Esta operadora destaca-se pela positiva no interior, onde obtém bastantes zonas a verde», conclui a Deco Proteste.
Ainda assim, a Vodafone foi a operadora que registou a velocidade média de download mais baixa, entre as três: 64,1 Mbps.