O anúncio foi feito esta semana na VidCon, uma convenção onde participam várias empresas e criadores de conteúdos digitais: o YouTube vai tirar partido da tecnologia de IA da Aloud para dobrar vídeos.
A Aloud é uma plataforma integrada na Area 120, da Google, uma espécie de laboratório de incubação onde são criados «novos produtos e serviços» que depois começam a ficar disponíveis nos serviços da empresa.
Em concreto, o que esta nova ferramenta vai fazer é uma transcrição do vídeo que podemos editar e corrigir; depois, o texto é transformado em voz, já com a dobragem feita por IA, que é integrada no vídeo original.
Neste momento, a funcionalidade está em testes com «centenas de criadores de conteúdos», no YouTube, disse Amjad Hanif (vice-president Creator Products da plataforma) ao The Verge; para já, a Aloud consegue apenas fazer dobragens em cinco línguas – hindi, indonésio, inglês, espanhol e português (europeu e do Brasil).
Esta ferramenta de dobragens, com recurso a IA, está numa fase embrionária: para testar o recurso da Aloud é preciso ir ao site da plataforma e fazer um registo em ‘Tenha acesso antecipado’.
No vídeo que está em cima, é possível ligar as dobragens nos cinco idiomas disponíveis: basta clicar no ícone da engrenagem, seleccionar ‘Audio track’ e escolher ‘Portuguese dubbed’.