Portugal já tem a sua versão dos James Dyson Award. Este «concurso anual de engenharia com foco na sustentabilidade e design» chega pela primeira vez ao País e vai ter um prémio de 5700 euros para atribuir a um projecto cuja missão seja «melhorar o planeta».
Já com várias edições internacionais, o James Dyson Award já distinguiu «390 invenções com prémios monetários», sendo que «mais de 70% dos vencedores globais estão a comercializar as suas invenções».
Segundo a organização, o mundo «precisa de mais ideias disruptivas para enfrentar problemas ambientais e médicos» e este prémio de «ciência, design sustentável e a engenharia» quer encontrar a ‘next big idea’, neste campo.
A Fundação James Dyson, que organiza estes prémios, justifica a chegada a Portugal com o facto de o País ter a «segunda taxa mais elevada da União Europeia de licenciados em engenharia, indústrias transformadoras e construção».
Neste primeira edição nacional, há 5700 euros para dar à melhor ideia; o vencedor entra ainda na corrida para o prémio internacional, que vale 34 mil euros. As inscrições podem ser feitas aqui.