Durante a apresentação principal da conferência para programadores Build 2023, que arrancou ontem, a Microsoft mostrou o que vai mudar numa das aplicações mais importantes do Windows 11, o Explorador de Ficheiros.
Desde há algum tempo que circulam notícias que dão conta que a Microsoft estaria a preparar uma alteração profunda da interface do Explorador de Ficheiros, com a adopção da interface WinUI 3 e com a optimização para a utilização com rato ou com os dedos. O novo design tem interfaces mais arredondadas, efeitos de desfoque para que fique mais de acordo com o aspecto do resto do sistema operativo.
A primeira actualização da interface do Explorador de Ficheiros do Windows 11 chegou em em 2021, com um novo cabeçalho e em 2022 foi adicionada a possibilidade de se usarem separadores. Tudo o que estava abaixo desta zona ainda usa a interface de utilização do Explorador de Ficheiros mais antigo e esta actualização tem o objectivo de completar a transformação.
Com esta actualização, todo o aspecto da interface será transformado, desde a área dos detalhes dos ficheiros até à visualização das pastas. A barra de endereços e o campo de pesquisa também serão actualizados. Algumas coisas também vão mudar de sítio, com os botões de acção a passarem para depois da barra de endereços.
A Microsoft também está a desenvolver uma nova aplicação de visualização de imagens, que está está em fase de testes públicos e cuja interface também irá receber actualizações.