Segundo uma notícia publicada no site 9To5Google, um utilizador do Reddit publicou uma imagem que mostra uma mensagem que surge quando se tenta ver um vídeo no YouTube enquanto se tem um software de bloqueio de publicidade (ad blocker) a funcionar no browser. A mensagem diz: “os ad blockers não são permitidos no YouTube” e diz também que é a publicidade que faz com que o YouTube seja gratuito para milhares de milhões de utilizadores em todo o mundo.
Nesse momento, os utilizadores têm duas hipóteses: desligam o ad blocker e vêem o vídeo ou fazem uma assinatura do YouTube Premium, que não tem publicidade, permite o download dos vídeos e inclui o YouTube Music, mas que custa 8,49 euros por mês após um período experimental de 3 meses gratuitos.
Mas nem toda a gente que usa um ad blocker no browser está a ver esta mensagem. Um colaborador do YouTube, publicou também no Reddit que esta mensagem faz parte de uma experiência. A passagem a uma funcionlidade permanente depende da reacção dos utilizadores que estão incluídos no teste. Se a maioria desligar o ad blocker ou assinar o YouTube Premium, o serviço vai começar a mostrar a mensagem a mais utilizadores.