Depois de uma vaga de lançamentos no campo da Inteligência Artificial, nas últimas semanas a Microsoft tem estado quase em silêncio acerca de potenciais novidades que vai acrescentar ao serviço Bing Chat. Mas hoje, a empresa anunciou as novidades que vão chegar em breve ao Bing Chat e ao browser Edge.
Embora há cerca de dois meses, a Microsoft tenha, na prática, eliminado a lista de espera para os utilizadores poderem experimentar o Bing Chat, a empresa anunciou hoje oficialmente que a lista de espera tinha desaparecido. Tudo o que é necessário para usar o Bing Chat (ou a funcionalidade equivalente no browser Edge) é uma conta Microsoft.
A empresa diz que mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo usam diariamente o Bing Chat, tendo gerado mais de 500 milhões de conversas desde o lançamento. Indica também que o número de instalações da versão do Bing para dispositivos móveis cresceu mais de 4 vezes desde o lançamento do Bing Chat.
Uma das funcionalidades que têm sido mais pedidas pelos utilizadores para o Bing Chat é uma forma de ter um histórico das conversas anteriores que tiveram com o chat bot. No anúncio de hoje, a Microsoft diz que essa possibilidade vai chegar em breve e vai permitir aos utilizadores interromperem uma conversa e retomá-la mais tarde. Em conjunto com o histórico, a Microsoft também vai acrescentar a possibilidade de exportar as conversações para ficheiros locais ou partilhá-las directamente nas redes sociais.
Em Março deste ano, a Microsoft lançou o Bing Image Creator. Um serviço baseado em IA, que permite a criação de imagens a partir da introdução de um texto que as descreve. Desde aí, a empresa diz que já foram geradas mais de 200 milhões de imagens e que está em vias de expandir as funcionalidades deste serviço. Uma das novidades que será acrescentada ao Bing Image Creator é a possibilidade de descrever a imagem que se quiser gerar numa das 100 línguas que o Bing entende (incluindo Português).
A Microsoft diz que está a trabalhar na implementação de uma funcionalidade que permite a busca visual no Bing Chat. Com esta funcionalidade, o utilizador pode carregar imagens para o serviço, para que o chat bot faça buscas relacionadas com o conteúdo da imagem no motor de busca Bing. Ainda dentro deste tópico, também será possível fazer buscas através de gráficos.
No que respeita ao Edge, a versão para dispositivos móveis vai ter uma funcionalidade que permite ver o contexto da página que o utilizador está a ver (como já acontece na versão do Bing para computador). A funcionalidade de escrita consegue agora escrever rascunhos baseados em vários tipos de feedback como o tom, comprimento e linguagem, entre outras coisas.
O Bing Chat no Edge também vai receber melhoramentos relacionados com o resumo de artigos e documentos mais longos e vai ter uma funcionalidade a que a Microsoft chama ‘Edge actions’. Esta funcionalidade permite aos utilizadores usarem a Inteligência Artificial recorrendo a menos passos. Por exemplo, se o utilizador quiser ver um filme, este funcionalidade procura e mostra-lhe opções no chat e na barra lateral e reproduz o filme em questão a partir do serviço em que estiver disponível.
Por fim, a Microsoft anunciou que vai continuar a monitorizar a utilização do Bing Chat para se certificar de que as salvaguardas para a utilização ética da sua Inteligência Artificial estão a funcionar como projectado.