Parece uma notícia de dia 1 de Abril, mas é mesmo verdade: o músico Quim Barreiros é o protagonista inusitado de uma colecção de non-fungible tokens baseados nas suas «expressões musicais e momentos emblemáticos da carreira musical».
Os QuimFT (é assim que se chamam os NFT de Quim Barreiros) são, ao todo, mil; entre estes, vão estar, por exemplo, activos digitais inspirados em temas de Quim Barreiros, como ‘O Sorveteiro’, ‘Mestre de Culinária’ e ‘O Melhor Dia para Casar’.
«Queremos que os fãs de Quim Barreiros possam ter um pedaço da sua cultura, da história musical portuguesa nas suas carteiras digitais e que desfrutem de uma raridade digital que celebra a vida e o legado do artista», explicam Sara Teixeira e João Gomes da Happyfact, a empresa nacional que criou os NFT, depois de uma ideia do filho do cantor, Emanuel Barreiros.
Quem comprar QuimFT pode, depois, ter acesso a alguns perks: «Mensagens personalizadas de Quim Barreiros para celebrar dias festivos, possibilidade de participar em futuros videoclipes, oportunidade de ouvir de antemão novos lançamentos», além de almoçar com o cantor.
Os NFT centram-se ainda em imagens icónicas ligadas a Quim Barreiros, com «o bigode, o chapéu, o acordeão, a cabritinha» (da música com o mesmo nome), todos desenhados por Vitor Julião. Como é normal neste tipo de iniciativas ligadas à venda de NFT, há níveis de raridade associados.
Dos mil disponíveis, 699 serão únicos, 300 são inspirados nas actuações que o músico fez em semanas académicas e apenas um deles será lendário. E, afinal, qual será o melhor dia para comprar estes NFT sem sofrer nenhum desgosto? Será a 3 de Maio, na plataforma HeyMint.
Para já, é possível entrar numa lista de espera nesta plataforma para receber um aviso quando os NFT ficarem disponíveis; para isso, é preciso usar a password 3DEMAIO na HeyMint. Além disso, é preciso seguir o músico no Twitter e ter 0,02 ETH (Ethereum) na wallet do site, ou seja, cerca de 38 euros.