Há já alguns anos que a Asus tem utilizado o formato de placa gráfica externa portátil, com a sua solução ROG XG Mobile Station, solução essa que tem permitido a alguns computadores portáteis da marca, equipados com a porta de ligação necessária, de usufruirem de toda a sua portabilidade, mas de um extraordinário desempenho quando ligados a esta gráfica externa portátil.
No início do ano, durante a revelação dos novos modelos nas várias famílias de computadores portáteis da marca, a Asus revelou a actualização desta solução, que passa agora a disponibilizar o mais poderoso GPU móbile do mercado, o novo Nvidia GeForce RTX 4090 Mobile.
Este GPU AD103 conta com 9728 núcleos CUDA, o equivalente à GeForce RTX 4080 para desktop, tendo um TDP de 150W, que pode chegar aos 175W (+25W através da tecnologia Dynamic Boost), o que permite elevar a frequência de funcionamento aos 2040 MHz. Trabalha com 16 GB de memória via um barramento de 256-bit.
Quando alojado no módulo Asus ROG XG Mobile, este é acompanhado por um sistema de arrefecimento de alto desempenho, e várias ligações externas, como uma saída HDMI 2.1, DisplayPort 1.4, ligações USB 3.2 Gen1 (do tipo A e C), leitor de cartões SD e uma porta Ethernet de 2.5G. Este módulo, no entanto, exige a utilização de um enorme alimentador de 330W de potência.
Este sistema liga-se a um de vários computadores portáteis compatíveis, como a gama ROG Flow X13, X16 e Z13, que se diferenciam pela utilização de uma ligação proprietária baseada na interface PCIe 4.0. O único problema, como será de prever, é que esta solução é bastante cara, tendo a mesma sido já encontrada à venda numa loja no Japão por 399.800 Yen, o que corresponde a 2793 euros…