Segundo uma publicação feita pela página Igor’sLAB, a futura Nvidia GeForce RTX 4070, que deverá ser revelada oficialmente a 13 de Abril, será disponibilizada com duas variantes distintas, variantes essas que são, na sua essência, diferenciadas pelo tipo de conector de alimentação utilizado, que por sua vez irá influenciar o TDP da própria placa gráfica.
Assim sendo, embora o GPU seja o mesmo (AD104), e tenha as mesmas características técnicas, como os 5888 núcleos CUDA e barramento de memória de 192-bit, este poderá funcionar a velocidades distintas, dependendo do modelo em questão. A versão “base”, por assim dizer, utilizará um conector PCI-Express de 8 contactos, e terá um TDP máximo de 200W, ao passo que a versão “overclock” utilizará um conector PCIe de 16 contactos (12VHPWR), permitindo elevar o TDP para 225W.
Segundo uma partilha feita pela página VideoCardz.com, surgiu uma fotografia da traseira da caixa de uma Inno3D GeForce RTX 4070, que na lista de requisitos de sistema revela a necessidade de uma fonte de alimentação de 600W com acesso a uma só ligação PCI-Express de 8 contactos. Com esta confirmação, ficam (à partida) esclarecidas das dúvidas de qual será a solução utilizada para as futuras GeForce RTX 4060 Ti e RTX 4060, ambas ainda sem data de lançamento.