Com a actual geração Galaxy S23 lançada, todas as atenções voltam-se agora para os próximos grandes lançamentos da Samsung, os novos Galaxy A, bem como os novos Galaxy Z, os smartphones dobráveis do gigante Sul Coreano. É nesta família de dispositivos que temos algumas novidades, em especial o modelo de topo, o futuro Galaxy Z Fold5.
Com uma data de lançamento prevista para o final de Agosto e início de Setembro, tal como acontecera nas anteriores gerações, a Samsung parece apostada em tornar os seus dispositivos mais robustos, através da aplicação de novas dobradiças. No caso do Galaxy Z Fold5, este deverá utilizar uma nova dobradiça que além de ser mais leve, permitirá reduzir a espessura do equipamento, e diminuir a dobra do ecrã interno.
Para tal, essa dobradiça deverá adoptar um sistema que permitirá dobrar o ecrã em forma de gota de água, permitindo ao mesmo tempo fechar por completo as duas faces do equipamentos, evitando a folga presente nos anteriores equipamentos, que facilitam o aparecimento de poeiras na zona da dobradiça do ecrã interno.
Relativamente a outros detalhes, sabe-se que, à partida, a Samsung irá dotar o Galaxy Z Fold5 do mesmo sistema de câmaras actualmente utilizado pelos Galaxy S23 e S23+, ou seja, um sensor principal de 50 MP, um telefoto (3x zoom óptico) de 10 MP e um ultra grande angular de 12 MP.
O que também permanecerá intacto será a adopção da caneta digital S Pen, que continuará a ser compatível, mas sem compartimento de armazenamento interno, como acontecia nos antigos Galaxy Note, bem como no Galaxy S22 Ultra e S23 Ultra. Quanto ao hardware interno, ainda é muito cedo para descobrirmos que SoC (System-on-Chip) a Samsung irá utilizar na nova geração de dobráveis.