A marca espanhola anunciou esta semana aquela que será. próxima geração de dispositivos IoT dedicados ao conforto térmico, baseados em duas tecnologias ligadas a IA: reinforcement learning e big data. O principal objectivo é «aumentar a eficiência energética e poupar nas facturas da luz ou gás».
Segundo a marca, a combinação destas tecnologias com os seus dispositivos IoT smart home faz nascer um «sistema pioneiro e inovador que permite dar o salto de uma casa conectada para uma casa verdadeiramente inteligente e autónoma: autodidata que se regula e se gere sozinha».
Estes três “ingredientes” vão trabalhar em conjunto para fazer com que os dispositivos IoT de climatização consigam gerar automatismos para poupar energia – uma das bases para atingir este objectivo passa por reunir dados de «previsões do tempo e dados históricos de medições domésticas» – ou seja, é aqui que entra o big data, numa pareceria com a startup BigDa Solutions.
Depois, o reinforcement learning (aprendisagem por reforço, em que as “máquinas” tomam decisões para ter o melhor resultado possível, recebendo recompensas ou “castigos”, conforme os resultados) aplicado aos mesmos aparelhos de IoT fazem com que «aprendam com sua própria experiência e melhorem o seu comportamento» para «atingir a temperatura desejada com o menor custo possível».
Para já, ainda não há data para que esta nova geração de produtos IoT da SPC chegue ao mercado.