A Microsoft lançou uma actualização para o Windows 11 que vai trazer várias novidades e melhorias em pontos-chave do sistema operativo. Como seria de esperar, uma das novidades principais é a integração de Inteligência Artificial no próprio sistema operativo.
Para começar a integração de IA no Windows 11, a Microsoft acrescentou esta tecnologia ao motor de busca do próprio sistema operativo, que, segundo a empresa, é uma das funcionalidades mais usadas no sistema operativo. Com esta actualização, os utilizadores vão poder conversar directamente com a IA que foi integrada no motor de busca Bing. Como é sabido, para já, a funcionalidade de IA do Bing ainda está em teste, por isso, se quiser usá-la terá de se inscrever aqui na lista de espera.
Novidades para iPhone
Uma das funcionalidades mais úteis do Windows, que, até agora, só estava disponível para utilizadores com smartphones Android, é a integração do smartphone com o Windows. Esta funcionalidade permite, entre outras coisas, receber e enviar mensagens SMS, ver e gerir a biblioteca de fotografias e fazer ou receber chamadas telefónicas.
A partir de agora, esta funcionalidade também vai poder ser usada por utilizadores com smartphones iPhone da Apple. O Phone Link for iOS ainda está em fase de testes no programa Insider, mas deve chegar em breve a todos os utilizadores.
Novidades para Android
A aplicação ‘Vínculo ao telemóvel’ para Android também recebe algumas novidades. No entanto, as novas funcionalidades apenas vão poder ser usadas por que usar um smartphone Android da Samsung e são a possibilidade de criação mais rápida e cómoda de criação de hotspots de acesso à Internet e a partilha de informação das sessões de navegação na Internet entre o telefone e o computador.
Assistência técnica
Uma outra novidade foi a renovação da aplicação de assistência técnica remota Quick Assist, que agora permite ligações mais rápidas e permite passar facilmente entre a partilha de ecrã e o controlo remoto do computador onde ocorreram os problemas que é necessário resolver. A nova versão da aplicação inclui também um “apontador laser” que permite indicar opções ou ícones em que é necessário clicar para se resolverem problemas.
Novos widgets
Os Widgets do Windows 11 incluem agora informação oriunda de mais fontes, como a aplicação ‘Vínculo ao telemóvel’, o Xbox Game Pass e terceiros, como a Meta e o Spotify.
Novidades para quem tablets Windows
O Windows 11 tem agora um conjunto de gestos que podem ser usados para aceder a funcionalidades importantes do sistema operativo quando está em modo tablet e uma funcionalidade que esconde automaticamente a barra de ferramentas quando o dispositivo entra em modo tablet para maximizar a área disponível no ecrã.
Novidades nas aplicações do sistema
A Ferramenta de Recorte de ecrã, que, como o nome indica, serve para tirar e editar screenshots de áreas do ecrã, janelas ou de todo o ecrã permite agora gravar vídeos. Isto quer dizer que, a partir de agora, para além de imagens paradas, os utilizadores podem gravar tudo o que se passa nos seus ecrãs.
Depois do Explorador de ficheiros, os separadores chegam agora ao editor de texto Notepad. Com esta nova versão do editor, já não é necessário terem-se várias janelas abertas ao mesmo tempo com outros tantos ficheiros a editar, basta uma única que tem os ficheiros organizados por separadores.
Energia
Com esta actualização, o Windows passa a dar conselhos de poupança de energia e dá mais informação acerca do impacto que as funcionalidades que estão ligadas no sistema operativo têm no consumo energético do computador.
Como instalar a actualização?
Como sempre, a actualização pode ser descarregada e instalada através da função Windows Update (‘Definições’, ‘Windows Update’). As novas versões das aplicações podem ser instaladas através da loja Microsoft.