Até agora, o Twitter oferecia três métodos para manter as contas seguras através de autenticação de dois factores.. Um dos mais cómodos, principalmente para quem usa a rede em dispositivos móveis, era através de SMS. A partir de agora, este método vai ficar reservado apenas para quem subscrever o Twitter Blue.
O Twitter anunciou esta alteração, na semana passada, no blogue da empresa, citando o comprometimento para com a segurança dos utilizadores. De acordo com o Twitter, os sistemas de autenticação de dois factores através de SMS são os menos seguros de todos.
A remoção desta opção das contas gratuitas, foi implementada na passada quinta-feira. Os utilizadores nesta situação, têm 30 dias para desligar este método de autenticação e começar a usar métodos alternativos. Se nada for feito, a conta fica automaticamente sem autenticação de dois factores.
O anúncio foi relativamente bem recebido, com muitos utilizadores a aplaudirem a decisão, devido a este ser um método relativamente fácil de ultrapassar e, por isso, inseguro.
Por outro lado, vários utilizadores dizem que esta decisão é um atropelo aos seus direitos e apenas ganância por parte do novo CEO do Twitter. Até há quem diga, erradamente, que o Twitter removeu de todo a possibilidade de usar autenticação de dois factores pelos utilizadores que não pagam.
A utilização de SMS para interacção com o Twitter tem tido os seus problemas ao longo do tempo. Em 2019, a empresa suspendeu a possibilidade de se fazerem publicações por SMS, depois de hackers terem conseguido entrar no perfil do CEO da altura, Jack Dorsey, e publicar vários tweets ofensivos. Isto foi conseguido, através da exploração de uma vulnerabilidade no serviço de SMS do Twitter, chamado Cloudhopper.
Os utilizadores do Twitter que não quiserem pagar o Twitter Blue, podem encontrar mais informação acerca das alternativas à autenticação de dois factores por SMS nesta página de apoio técnico do Twitter.